Dicas para evitar dores nas costas e no pescoço durante a amamentação

Em prol do Agosto Dourado, especialista dá orientações às mães durante o aleitamento materno para proporcionar uma experiência confortável e livre de dores

Além das fissuras mamárias, as queixas de dores nas costas e no pescoço são frequentes no período da amamentação. A fase do pós-parto é uma realização para muitas mulheres, que também traz muitos desafios, como o aleitamento. Para muitas mães, essa prática pode ser desconfortável, trazendo muitas dores na coluna.

Neste mês dedicado à ações que visam estimular o aleitamento materno e fazer com que este momento seja tranquilo e seguro para as mães, a especialista em fisioterapia ortopédica, a fisioterapeuta Renata Mello, afirma que existem algumas condutas que podem tornar a amamentação mais leve e prazerosa.

Renata Mello – Fisioterapeuta Ortopédica há mais de 15 anos

Junto ao cansaço das noites mal dormidas e o incômodo nas mamas até que a pega correta aconteça, outras áreas do corpo tendem a ser acometidas. A fisioterapeuta especialista fala que é comum as dores surgirem nesse período: “os desconfortos são reflexos do período gestacional, uma vez que a mulher libera a relaxina – um hormônio que tem a função de promover o afrouxamento dos ligamentos e dos tecidos moles – para prepará-la para o parto. Esse hormônio pode permanecer no período pós-parto, trazendo dores”, explica Renata.

A fisioterapeuta também fala de outro fator que pode trazer as dores, a postura na hora de amamentar: “quando um bebê nasce, uma postura renasce. Uma mãe começa a se acostumar a ter um bebê nos braços e, então, uma postura repetitiva é criada. E a repetição, por sua vez, pode gerar dores, principalmente na coluna, que é o sustentáculo de todo o corpo. Por isso, quanto mais variar a postura, dentro do conforto, mais provável é que encontre boas opções de posição – evitando as dores nas costas”, disse.

Uma outra orientação é controlar a respiração para aliviar as dores no tórax. Ao expandir e relaxar o espaço entre costelas, o diafragma e os restantes músculos desta região: “fazer algumas respirações profundas, dentro dos limites do conforto, e sem aflição, é a forma mais simples de trazer alívio para a região da coluna”, afirma. A fisioterapeuta também enfatiza que é muito importante fazer um acompanhamento com um profissional durante este período caso as dores sejam muito fortes.

Orientações para o período do aleitamento materno

– Usar almofadas de apoio adequadas para a altura do tronco: isso pode ajudar a sustentar a posição do bebê usando alguns travesseiros para aproximá-lo dos seios;

– Não fazer o uso de cadeiras muito acolchoadas, que afundam o corpo, pois pode piorar a dor nas costas. O recomendável é escolher uma cadeira firme e sentar-se na vertical, com os pés apoiados no chão;

– É importante descansar sempre que possível e evitar permanecer em uma mesma posição por muito tempo. Se necessário, faça pausas durante a amamentação para relaxar e alongar-se.