Tratamentos clínicos

Fisioterapia

A fisioterapia atua na prevenção e no tratamento do corpo em decorrência de alterações provenientes das atividades que realizamos no nosso cotidiano. Essas orientações ocorrem pois, na maioria das vezes, não sabemos realizar o movimento da forma adequada, seja por falta de orientação ou por apresentarmos alguma predisposição a lesões devido ao posicionamento inadequado da coluna vertebral.

A fisioterapia tem como aliada técnicas manuais e exercícios que restauram a funcionalidade da região do corpo que pode estar apresentando alguma alteração da normalidade. O Ráquis Instituto da Coluna possui uma equipe preparada para avaliá-lo e orientá-lo quanto ao melhor e mais moderno tratamento que necessita. Marque uma avaliação.

Tratamentos

A reabilitação pré e pós-operatória é importante para que o fisioterapeuta auxilie o paciente a se preparar para a intervenção cirúrgica e a se recuperar dela no menor tempo possível, com técnicas voltadas para o controle da dor e recuperação da força por meio de exercícios específicos.

 

A terapia manual é um dos recursos de tratamento da Fisioterapia, o qual utilizamos as mãos para manipular músculos, fáscias, articulações e vísceras. O objetivo dela se assemelha a outras técnicas que utilizamos para o tratamento de nossos pacientes. Através de uma avaliação prévia, buscamos devolver a mobilidade e a função ideal da estrutura que está acometida de algum funcionamento inadequado. Normalmente é um tratamento indolor e muito eficaz quando realizado corretamente.

A liberação miofascial é uma das técnicas que a Fisioterapia utiliza para tratar os pacientes.

A fáscia é um tecido existente em todo corpo que envolve e interliga todos os sistemas do organismo. Quando sofremos algum trauma físico, a fáscia, através da sua rede de comunicação com outros tecidos, consegue transmitir tensão para outras regiões do corpo, fazendo com que ocorra adaptações em busca do equilíbrio funcional do corpo. Essas adaptações traduzem, na maioria das vezes, em perda de mobilidade de tecidos ou órgãos, gerando sobrecargas e dores.

Através da avaliação, conseguimos investigar o que está acontecendo com o corpo e então ser capaz de escolher a melhor técnica de liberação das fáscias. Realizamos esse tratamento através das mãos de forma suave, acompanhando o ritmo das fáscias e da respiração do paciente. Essa técnica, oferece excelentes resultados quando escolhida corretamente.

Osteopatia é um método diagnóstico e terapêutico manual que busca encontrar diminuição de mobilidade articular e dos tecidos em geral. As alterações adaptativas que o corpo vai sofrendo ao longo da vida propiciam o aparecimento das lesões. “Quanto maior a quantidade de adaptações causadas por mecanismos disfuncionais, menor é a capacidade de defesa do indivíduo” (Andrew Taylor Still). Dessa forma, o corpo exige ser tratado.

É uma ciência que envolve profundo conhecimento anatômico, fisiológico e biomecânico de todo corpo. O método relaciona todos os sistemas para formular hipóteses diagnósticas através do raciocínio clínico e, assim, aplicar o tratamento de forma eficaz.

A osteopatia diferencia-se de outros métodos de terapia manual, pois trabalha de forma integral, proporcionando condições para que o próprio organismo busque o equilíbrio, aliviando as dores e tornando os sistemas corporais mais organizados.

A Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF) é um tipo de terapia que se baseia nos princípios da estimulação máxima do aparelho neuromuscular, com aplicação de resistências manuais, para reabilitar ou melhorar a condição física e até respiratória do paciente.

2020 Copyright © Raquis Instituto da Coluna – Todos os direitos reservados

Open chat