Especialista fala sobre como evitar que as crianças e os adolescentes tenham doenças da coluna
O começo do ano marca o início de um novo ciclo escolar para milhares de crianças e adolescentes. As aulas recomeçam e o peso da mochila associado a má postura volta a preocupar os pais. A grande quantidade de livros e o modo incorreto de se sentar podem trazer consequências irreversíveis a longo prazo devido à sobrecarga da coluna vertebral e demais articulações.
O ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Coluna, Lourimar Tolêdo, alerta que os pais devem ficar atentos ao peso da mochila das crianças: “Nós estimamos que uma mochila vazia não pese mais que 1kg. Com os materiais escolares, a mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança. Uma criança, por exemplo, com 30kg, não deve carregar uma mochila com mais de 3kg”, declara.
Ele ainda afirma que, no caso da mochila de costas, o tamanho deve ser de acordo com a altura das costas da criança. “A parte que irá ficar apoiada na coluna deve preencher todo o tronco dela. Já o uso das duas alças, em conjunto, é importante para dividir o peso entre os ombros e não haja desequilíbrio. A mochila também precisa ter uma regulagem para o posicionamento correto”, disse Lourimar.
Outros problemas como o estresse e a postura errada propiciam dores nas costas. Segundo o médico há uma maneira adequada para a criança ou o adolescente permanecer durante o período de aprendizagem: “A postura correta é aquela que coloca toda a parte dorsal no encosto, com o quadril o mais próximo possível do encosto, os joelhos dobrados e com os pés apoiados no chão”, afirmou.
Orientações para evitar problemas na coluna da criança ou do adolescente
• Mesmo que a mochila esteja sem nada dentro, seu peso não deve exceder um quilo;
• O uso de cintos abdominais é recomendado para manter uma postura adequada, prevenindo a inclinação excessiva da coluna para frente ou para trás;
• Para crianças pequenas, é aconselhável optar por mochilas com rodinhas;
• Faça a organização da bolsa diariamente e remova quaisquer itens desnecessários para evitar carregar peso extra;
• Certifique-se de que seu filho desfrute de momentos de lazer, participe de atividades físicas e mantenha uma alimentação equilibrada, pois esses hábitos são fundamentais para a saúde da coluna vertebral.