Uma máquina desocupada com a seguinte placa: “em manutenção”: esse é um dos problemas que mais levam os clientes a deixar uma academia. Como se isso não bastasse, falhas crônicas em equipamentos podem custar mais do que a satisfação de um cliente ao resultar em lesões – como aconteceu com Regilânio, numa academia do Ceará.
Atingido por um aparelho de musculação na sexta-feira (4), Regilânio da Silva Inácio, de 42 anos, foi informado sobre a pequena possibilidade de voltar a andar. O corpo médico do Hospital Santo Antônio, do município cearense de Juazeiro do Norte, comunicou ao paciente que ele tem menos de 1% de chance de caminhar novamente. A explicação foi dada neste sábado, antes do motorista de aplicativo se submeter a uma cirurgia para estabilização da coluna vertebral.
O médico ortopedista e membro da Sociedade Brasileira de Coluna, doutor Lourimar Tolêdo, fala sobre os riscos de acidentes com aparelhos que podem gerar lesões e doenças da coluna: “um dos principais riscos que a academia pode trazer para a coluna é a sobrecarga. Quando isso está associado ao aparelho que, eventualmente, não suporta uma quantidade de carga, há grandes chances de ocorrer uma fatalidade”, explica o especialista.
Desta forma, verificar a saúde dos equipamentos, levando em conta o aspecto visual, como rachaduras e desgastes podem ser formas de despertar a atenção para prevenir acidentes. O médico afirma a necessidade de solicitar ajuda de um profissional na academia, a fim de evitar possíveis ocorrências: “A academia é um local de cuidado. Por isso, antes de qualquer manejo do equipamento, é preciso consultar um especialista para verificar se aquele aparelho realmente suporta a carga que o indivíduo quer exercitar”, disse.
Riscos de lesões na academia
A academia é um ambiente muito comum para aqueles que buscam cuidar da saúde, melhorar a aparência e manter um estilo de vida ativo. Porém, muitas pessoas acabam ignorando os riscos que essa prática pode trazer para a coluna.
A falta de cuidado e orientação adequada durante a prática de exercícios pode causar danos irreparáveis à coluna, que é uma estrutura fundamental para a sustentação e movimentação do corpo. Por isso, há alguns riscos que devem ser levados em consideração:
- Excesso de peso durante o treino, que gera uma pressão desnecessária nas vértebras;
- Má postura durante a realização dos treinos;
- Exercícios de impacto sem uma orientação de um profissional;
- Excesso de treinamento que desencadeia sobrecarga na coluna vertebral.
Orientações gerais para uma prática segura
O ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Coluna, doutor Lourimar Tolêdo afirma que as lesões mais comuns durante os treinos em academia, de um modo geral, acontecem devido ao uso excessivo de determinado músculo, fruto da inexperiência ou da falta de auxílio de um instrutor: “O uso descomedido da musculatura, somado a repetição de movimentos, costuma gerar uma espécie de estresse em diversas partes do corpo, tais como, articulações, tendões, músculos, cartilagens, entre outros”.
Segundo o especialista, existem algumas orientações de prevenção de lesões na academia:
- Evitar levantar uma quantidade de peso maior do que sua coluna pode suportar, principalmente se a prática for realizada sem assistência de um profissional;
- Não tentar compensar a falta nos treinos de uma só vez, pois pode aumentar o risco de lesões;
- Faça sempre um aquecimento do corpo antes de começar a manejar os pesos, afinal, o preparo da coluna para iniciar a atividade física diminui o risco de uma lesão;
- Sempre pedir orientação de um profissional e seguir as recomendações dele antes de qualquer conduta.